quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feridas Emocionais

*Feridas na alma*
Hoje em dia as pessoas cada vez mais, adquirem feridas na alma, decorrente de traumas na infância, pais ausentes, perca de entes queridos e etc.
Essas feridas podem trazer, doenças para o físico, até mesmo um câncer, e a maioria recorrem a métodos propios, a "doutores da alma", devemos ter uma cura interior, realizada pelo Espírito Santo, porque quando aceitamos Jesus verdadeiramente como único e suficiente salvador, temos que ter realmente um encontro face a face com Deus, pois neste momento somos tratados, as veses existem magoas que nem lembramos, mais esta lá oculta e fazendo as feridas doerem cada vez mais. Que só o Espírito de Deus pode nos colocar em seu colo, e trazer com carinho a mente, para que liberemos o perdão, sobre a vida de quem fez algo contra nossa pessoa, porque um perdão verdadeiro ele dói, na boca do estômago, queima a caminho da nossa garganta, e ao sair pela nossa boca o prato é incontrolável, mais Deus esta ali para nos dar forças, e para nos curarmos interiormente.
Pessoas que tem feridas na alma nem sempre são aquelas introvertida, tímida, com baixa estigma e complexo de inferioridade, porque as feridas estão ocultas e escondida muitas da veses, debaixo de falsas alegrias, falsos sucessos...
A rejeição é um principal sintoma, das feridas, mais ela também se esconde, através de comportamentos contrários.

Algumas causas:
* Adoção
* Morte dos pais
* Abuso fisíco, verbal, sexual
* Enfermidade
* Conflitos dentro do lar
* Separação dos pais

A rejeição também pode ser herdada dos pais, que transferem suas rejeições para os filhos.

Consequências:
* Rebelião
* Escapismo, "sonhar acordado", vícios, trabalho excessivo
* Critica
* Competição, perfeccionismo

Quem tem feridas ou rejeição pensa:
* Ninguém vai me pisar novamente
* Ninguém pode me controlar
* Não preciso de ninguém, entre outros.

Algumas pessoas preferem fingir estarem bem e por cima, a todo momento
e buscam estarem longe de pessoas, ou parentes para evitar confrontos com a verdade e para se sentirem que é superior, que não precisa de ninguém.

Exemplos de rejeição são:
* Impor-se agressivamente perante aos outros
* Egocentrismo
* Semear fofocas e intrigas
* Passar-se por vitima

Por outro lado, temos como modelo de sucesso aquela pessoa bem vista, agradavél e receptiva. Sua grande aceitabilidade é frutos de bons hábitos, atitudes e comportamento que a tornam indispensável para os outros.

Exemplo de aceitação, e sem magoas:
* Ser atenciosa e agradavél
* Consideração e gratidão
* Postura de humildade e
simplicidade
* Saber ouvir e elogiar os outros
* Estar sempre disposta com bom humor

A sociabilidade é um elemento fundamental para o sucesso, porque é a base do nosso marketing pessoal, a imagem que passamos aos outros, e para ser verdadeira, honesta, digna devemos ter nosso
carater tratado e moldado por Deus.

Referências bíblicas:
* A
compreensão completa e necessária é feita ouvindo atentamente e fazendo boas perguntas Pv. 18:13

* Devemos levar o nosso aconselhado a conhecer verdadeiramente a Deus, construir um relacionamento solido com Ele no qual possam se apoiar
Sl. 42:5, Lm. 3:24-25

Em primeiro lugar
devemos sempre estar ao lado, e nunca querer estar a frente ou mostra para outro que estamos por cima, ser um bom ouvinte não alimentando as feridas, mais também não sendo indiferente. Exorta no momento certo, encoraje os sonhos e anime o próximo verdadeiramente, ao invés de criticar e frustrar os planos de outras pessoas apenas por ser uma pessoa com rancores.

Pedir a Deus, de todo coração para que Ele venha com o
Espírito Santo, curar todas as nossas feridas, e que esteja sempre presente nos dando forças para perdoar quem nos ofende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário